segunda-feira, 7 de julho de 2014

Texto coletivo sobre os golfinhos

EMEF Maria Nilda Salai Stähelin

Texto coletivo dos alunos do 3º ano 02 a partir das pesquisas realizados no ATE (Ambiente Tecnológico Escolar) para o Projeto Golfinhos.

Os golfinhos

            Há 50 espécies de golfinhos, as mais conhecidas são: boto-cor-de-rosa, rotatores, golfinho nariz-de-garrafa.
            A maioria dos golfinhos vive na água salgada do mar e outros vivem na água doce dos rios.
            Eles medem de 1,5 m a 3 m de comprimento e pesam até 110 kg.
            Sua velocidade pode chegar a 40 km por hora e saltam até 5 m de altura. Se alimentam de peixes e lulas.
            Eles tem um filhote de cada vez e são mamíferos. Tem como predadores os tubarões e os humanos.  Na natureza vivem de 20 a 35 anos.
            Os golfinhos respiram oxigênio fora da água, quando eles saltam, tem um orifício (buraco)  na cabeça que se chama espiráculo.
            Os golfinhos fazem uma parceria com os pescadores,  eles reúnem o cardume de peixes nas redes e os pescadores deixam eles comerem antes de puxar as redes.

            Eles possuem um extraordinário sentido de ecolocalização.

Projeto Golfinhos


Marília golginhos - Movie Maker
"> O Projeto dos Golfinhos

No início do ano,  pensando num projeto de pesquisa que fosse do interesse dos alunos deixamos uma caixinha (urna) na estante da sala, na qual os alunos colocaram papeis com os temas que desejariam pesquisar e descobrir durante  as aulas.
Por meio de um sorteio chegou-se ao tema Golfinho. Deste modo, o projeto surgiu da curiosidade dos alunos sobre o animal, o golfinho, sua vida, comportamento, características, etc.
                Algumas ações já foram desenvolvidas, tais como: pesquisa sobre os golfinhos  a partir um roteiro, vídeos sobre golfinhos,  gráficos em papel e no computador, texto coletivo a partir das pesquisas, digitação em editor de texto das pesquisas e do texto e localização do habitat natural dos golfinho no mapa mundi.
                No entanto, o  projeto ainda não está concluído.